Environmental, Social and Governance

Contextualização - O Que é ESG?

M

elhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês, como são conhecidas internacionalmente) vêm recebendo atenção mundial por estarem associadas a negócios sólidos, baixo custo de capital e melhor resiliência contra riscos associados a clima e sustentabilidade. Toda empresa está, de alguma forma, interligada a questões que afetam (ou são afetadas) por preocupações ambientais, sociais e de governança, portanto, empresas encaram que uma proposta forte ESG é a melhor forma de uma empresa criar valor no longo prazo. Para melhor entender o que a sigla ESG significa, vamos tentar abordar seus elementos, inicialmente, de forma individualizada:

O “E” do ESG abrange critérios ambientais, incluindo a energia que as empresas absorvem e os resíduos que descarregam, os recursos que ela necessita para girar sua operação e as consequências desta exploração para os demais seres vivos. Além disso, “E” abrange questões de emissões de carbono e mudanças climáticas. Toda empresa usa energia e recursos, toda empresa afeta e é afetada pelo meio ambiente.

O “S”, critérios sociais, aborda os relacionamentos que uma empresa possui e a reputação que promove com pessoas e instituições nas comunidades onde faz negócios. “S” inclui relações de trabalho, diversidade e inclusão. Toda empresa opera dentro de uma sociedade ampla e diversificada.

“G” de Governança, é o sistema interno de práticas, controles e procedimentos que a empresa adota para se governar, tomar decisões eficazes, cumprir com a lei e atender às necessidades das partes interessadas externas. Toda empresa, que é em si uma organização jurídica, requer governança.

Assim como o ESG é uma parte inextricável de como você faz negócios, seus elementos individuais estão entrelaçados. Por exemplo, critérios sociais se alinham a critérios ambientais e de governança quando as empresas procuram cumprir as leis ambientais e encarar esta preocupação sobre sustentabilidade de forma mais amplas. O grande desafio é alinhar questões de governança com questões ambientais e critérios sociais, uma vez que, para ser possível gerar valor sustentável a governança não pode ser separada. De fato, a excelência na governança exige o domínio não apenas da carta de leis, mas também seu espírito – como enfrentar as violações antes que elas ocorram, ou garantir transparência e diálogo com os órgãos reguladores, em vez de enviar formalmente um relatório. Os resultados de uma governança excelente falam por si só.

shadow
site6

Por que escolher a NBS?

1. Abordagem Objetiva

Aplicamos os conceitos de análise de riscos para focar nos fatores que provocam impacto adversos aos negócios e nas operações. Temos capacitação e experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas de gestão organizacional, de forma a prover soluções simples e integradas para problemas complexos.

2. Compromisso com os Resultados

Utilizamos as técnicas de Gerenciamento de Projetos para garantir a qualidade e os prazos estabelecidos. Desta forma, não atuamos apenas como consultores, mas também como Gerentes de Projetos, provendo confiança para os clientes quanto ao atendimentos de prazos e cronogramas.

3. Trabalho em Equipe

Atuamos em conjunto com as pessoas da organização, buscando o envolvimento e comprometimento das pessoas chaves e respeitando à cultura da organização.

4. Conhecimento

Nossa visão é compartilhar e transferir conhecimento para os clientes. Acreditamos que esta é a melhor forma para assegurar o desenvolvimento das equipes envolvidas em nossos projetos de forma que seja possível perpetuar as soluções desenvolvidas e implementadas.